domingo, 14 de dezembro de 2008

"Direitadar"

Depois so gaydar só me faltava mesmo o "direitadar", uma capacidade desenvolvida durante vários anos que me permite distinguir os homens de direita dos esquerdistas, apolíticos e afins. É caso para dizer: são muitos anos a virar frangos!

16 comentários:

Anónimo disse...

LOL oh mas isso é muito fácil: homens com classe são de direita. Xungosos são de esquerda.:P

Anónimo disse...

Confere!Mas há sempre aqueles indecisos e os que parecem de direita, mas são do PS!Há que ter um direitadar para conseguir disitinguir!lol

Anónimo disse...

É um ...dar bastante útil que permite a cara colega fazer desde logo a pré-selecção das frentes a atacar... Força nisso!

Aproveito para informar os ilustres Leitores de que este membro do Gang da Melanina está de volta!

Assim, é aqui que passo a esclarecer uma dúvida que surgiu num post anterior. No post em questão os caríssimos colegas Diana e David procuraram concorrer para o guiness com o "post mais comentado de sempre". A dada altura, porque a questão já não valia a pena e muito menos o esforço do ora desce para ler os comentários, ora sobe para responder, decidi dar por concluída a discussão que, em minha opinião, já foi exaustivamente tratada.
Contudo, não posso deixar escapar algo que ficou retido no meu cérebro ("joana, tens de alertar o colega", pensava eu...)

Deste modo, cá vai...
É de facto indelicado corrigir as pessoas, sobretudo quando poderia ser um problema de falha no teclado no computador. Todavia, fui corrigida pelo David e aqui manifesto a minha revolta...
Ser corrigida quando erro, eu aceitaria; mas ser corrigida quando tenho razão... eu sou mais eu!

Assim: Caríssimo David, venho por este meio informar-te que a palavra é pejorativo e não perjorativo.

Atenciosamente e sempre ao vosso dispor para quaisquer questões que estejam dentro das minhas capacidades...

Anónimo disse...

Lamento informar-te então que o meu dicionário discorda de ti:P

Anónimo disse...

E o teu dicionário é português, David?

Anónimo disse...

Os meus 2 dicionários discordam de ti

Anónimo disse...

Não té... Já é habito... Em Reais era a mesma coisa... Resolvia os casos segundo o Codigo Civil da Russia (não era russia que ele dizia, mas serve...)!

Anónimo disse...

A sério, David, go look it up!

Anónimo disse...

Dicionário Houassis. Tem as 2 entradas. "pejorativo" e "perjorativo". Porquê não sei, vão perguntar a alguém especializado em lingua portuguesa que eu é mais bolos lol

(E em Reais Joana era o Codigo Civil da Suiça. Mas era so com o saloio de merda do Aureliano porque o meu assistente deste ano, ao contrario do teu querido, pelo dá bem a materia e nunca tive a necessidade de recorrer ao CC da Suiça. Se bem que eu duvido que o Sr.Cabrão conheça o CC da suiça uma vez que não vem escrito em nenhum manual para ele poder decorar e debitar. De qualquer das formas, qualquer CC é melhor que o nosso por isso lol=P)

Anónimo disse...

David, eu podia apagar os teus comentários em que atacas o Dr.Aureliano, mas mantenho a esperança de que um dia o dito Sr. venha ler este blog e te faça a folha!:P

Anónimo disse...

Esse nome de dicionário é bem português, para começar. Ainda no outro di conheci um casal minhoto: ela era a Maria, ele era o Houassis.

Vai aqui ao link e vê lá se esse dicionário não é BRASILEIRO. Se não diz aí na página: "O mais completo do gênero publicado no Brasil" ou "somente para usuários cadastrados" em vez de "apenas para utilizadores registados".

Anónimo disse...

Té o teu comentário só revela profunda ignorancia da tua parte... ...o Dicionário Houassis é o unico dicionário que contém TODAS as palavras da lingua portuguesa pelo mundo e não só Portugal. Para a proxima, pesquisa antes de tentares ser ironica ;)http://www.circuloleitores.pt/cl/artigo.asp?cod_artigo=81095

Diana:
Não retiro uma unica palavra do que lhe chamei e acredita que peco por não dizer tudo o que penso dele. Podes apagar ou não, é-me indiferente. E ele não vai ter tempo para me fazer a folha;) E mesmo se quiser bem pode tentar, que eu cá estarei para enfrentar o coxo.
E se ele fosse tentar fazer a folha a quem o despreza e detesta, mais depressa acabava ele no hospital vitima de um linxamento de todos aqueles que o odeiam do que os que o odeiam com a folha feita. Ele não passa de um falhado com a mania que é mau, só isso. Porque mais uma vez, pessoas a gostar dele és tu, a Joana e mais 2 ou 3 pessoas incluindo os pais dele. E o mundo tem mais de 6 biliões de habitantes por isso vocês são mesmo a excepção à regra.=P

Anónimo disse...

David, o Sr. é órfão!
Pára de dizer disparates!

Se procurares num dicionário da Porto Editora verás que nem consta o termo "perjorativo".

Seja como for, a existir, de facto, na lingua portuguesa essa palavra, estou certa de que terá um siginificado diferente.
Assim, e porque ficou claro no meu comentário que o siginificado aplicável era "depreciativo", a única palavra correcta para designar isso mesmo é "pejorativo".

Anónimo disse...

Mas quem é que vos vendeu essa do órfão? lol O mesmo que vos vendeu o casamento do Blanco com uma aluna a mando do JoMi?




Pah, pejorativo, perjorativo, whatever, tou de férias não me apetece continuar de volta disto lol

Anónimo disse...

David,

Perdoo-te teres insinuado a minha ignorância porque não me conheces. Senão saberias o quão inteligente sou - e não estou de todo a ser irónica.

Também acho que já chega desta discussão apesar de - se repares bem - teres acabado por admitir que esse não é um dicionário de português puro.

Boas férias aos 3 (cheia de inveja)***

Anónimo disse...

"Senão saberias o quão inteligente sou - e não estou de todo a ser irónica."

...Presunção e água benta Té...presunção e água benta...

O dicionário é do portugues mais puro, porque é de TODO o português querida Té. Não admito o contrario. simplesmente não me apetece continuar a insistir na mesma tecla. Há mais num piano;)