quinta-feira, 18 de junho de 2009

Direito ao Sofrimento

O post anterior é realmente muito bonito, mostra-nos que há neste mundo pessoas com um grande espírito, que merecem, por isso, ser apreciadas. No entanto, o anterior post, assim como aqueles maravilhosos e-mails com crianças subnutridas e sem membros, mas com um sorriso, tentam denegar ao ser humano, algo que também o torna humano, o direito ao sofrimento. Não quero com isto dizer que estamos aqui neste mundo para sofrer, porque penso exactamente o contrário, mas de facto se sofremos, se a vida nos corre mal, nem que seja só um bocadinho, isso não justifica termos de sofrer? Não tenho eu o direito de estar triste porque tive uma má nota, ou porque tenho 30kg a mais? Não tenho eu o direito de estar de luto por mim mesma, apesar de haver quem esteja numa situação à partida pior que a minha? Ou tenho de pôr um sorriso quando tenho vontade de cortar os pulsos, só porque há órfãos esfomeados e pessoas a morrer com cancro? Se essas pessoas estão felizes, apesar de tudo o que se passa na sua vida, não quererá isso dizer que quem sofre realmente com os seus pequenos problemas está pior? Estou farta que me tentem fazer sentir culpada só porque não estou feliz com a minha medíocre vida. Desculpem se sofro! Desculpem se não consigo estar feliz com todas as minhas tragédias, ainda que pequenas! Desculpem se não estou extasiada só porque não tenho nenhuma doença terminal! Desculpem se acho que tenho direito a sofrer!

Sem comentários: