terça-feira, 7 de abril de 2009

Bela e o Monstro - Direito de Resposta

Este post segue em resposta à nossa querida amiga Té que laborou sobre este tema aqui.
Como grande admiradora da Bela(sim quando brincava às princesas da Disney eu era a Bela),sofredora do Síndrome de Bela* e apreciadora de homens peludos, sinto-me no direito de fazer a minha interpretação da história da Bela e o Monstro.
Quando Bela conhece o Montro ele é para lá de desagradável. Tem maus modos, mau feitio, vá é um brutamontes. No entanto, com o passar do tempo, Bela descobre que o Monstro é atencioso e generoso e aprende a aceitar os seus pequenos defeitos. Assim, Bela aprende a amar o Monstro e ele aprende a amá-la também. É óbvio que Bela ficaria com o Monstro, mesmo que não houvesse aquela transformação com a levitação e as estrelinhas. Pelo menos assim o demonstra no momento em que o Monstro é ferido por Gaston. A lição desta história não é a de que as mulheres conseguem transformar monstros em príncipes, mas que quando amamos alguém, é irrelevante o seu aspecto físico e as suas falhas de carácter. Para o mundo esse homem pode ser um monstro(lembrem-se da cena em que Bela tenta dissuadir os aldeões de que o Monstro é perigoso), mas para a mulher que o ama, ele é um príncipe, isto é, o homem perfeito. Para suportar a minha teoria aqui vai um pouco de sabedoria popular:
Quem feio ama, bonito lhe parece;
One man's meat, is another man´s poison ( a contrario sensu);
Beauty is in the eye of the beholder.


* O Síndrome de Bela é um síndrome que ataca muitas mulheres e que se traduz na atracção destas mulheres por homens com defeito, aliás com muitos defeitos. Estas mulheres não conseguem evitar gostar de coitadinhos e de homens de quem mais ninguém gosta. É possível que estas mulheres se sintam atraídas por homens mais convencionais, mas o seu coração irá sempre pertencer a homens com defeitos, sendo os principais a falta de beleza física, ar de cromo, mau feitio e falta de tacto com as pessoas. São exemplo destes homens, o Monstro, o Dr.House, o Dr.Karev, o Monk e muitos mais que não podem aqui ser revelados.

11 comentários:

Joana disse...

Isto só demonstra que a minha teoria está correcta (mais uma teoria da Joana?)! Os Principes Encantados existem. Os Homens Perfeitos existem. Não significa que sejam perfeitos no sentido de não terem defeitos. São Principes Encantados porque para aquela mulher, naquele caso concreto, naquelas circunstancias, ele é o homem perfeito. Perfeito para ela.

Adorei a definição de sindrome de Bela... Lol

Diana disse...

Lá está!Eu também sou defensora dessa teoria!
A definição e o próprio síndrome são da minha autoria. Inda troco o Direito pela psicologia, sociologia ou whatever!lol

disse...

Muito bem dito, Diana, e muito bem teorizado, Joana.

Para mais acrescento que a culpa de termos esse síndrome de Bela - gostar dos que têm defeitos - nem é bem culpa nossa.
Ontem vi um filme de gaja - gaja mesmo - que é He's not that into you (deve ter tido origem no livro que uma vez vi na Oprah) q eu para o bem ou para o mal, nos ensina umas coisas.
Ensina, por exemplo, que desde pequenas somos talhadas para acreditar nisto: se nos tratam mal é porque gostam de nós. Só que não é verdade, né? A não ser que sejas a excepção!
Porque as histórias que conhecemos: ah! ele traiu-a, mas depois ele perdoou-o e hoje são muito felizes, são a excepção. Raramente se é a excepção - é-se sobretudo a regra. E, por regra, se eles fazem certas coisas, é porque não estão assim tão interessados nem dispostos a mudar por nós.
Aconselho-vos o filme, por ser a vocês - a história não é fantástica, mas tem umas liçõezinhas a tirar (e muitos actores de renome: como o Benninho - que é Affleck - e a Jenny - que é Anniston).

Só tenho uma coisa contra este post: a Diana pôs na mesma lista o Monstro e o Dr.Karev, por exemplo. E há coisas que não se fazm. Pronto. (Ainda se fosse o mascarado da Navegante da Lua - eterno sex symbol).

Os melhores cumprimentos,
Telma

PS.: Também sei fazer comentarios grandes..lol

Ana Novo disse...

Confesso que não sofro desta síndrome em questão (mas tenho a minha síndrome recalcada algures), mas o que me levou a comentar este post for a categorização do amado House!
Ora o facto de salvar vidas em todos os episódios (vá ok há uma excepção aqui e outra ali…mas a percentagem de vidas salvas é francamente superior), e de ainda ter tempo para dar uma ou duas lições de moral faz com – na minha singela opinião – o título de monstro não lhe assente bem!
Se fosse algo do género sou-narcicista-abuso-do-sarcasmo-tenho-o-cabelo-perfeitamente-despenteado-tomo-drogas-ando-de-mota-tenho-sempre-uma-resposta-pronta-e-consigo-ter-uma-atitude-bad-boy-aos-quarenta-que-faz-as-mulheres-suspirarem-e-os-homens-sentirem-inveja…



[deu para perceber k gosto do house?]

Joana disse...

Deu sim Ana! E concordo com as duas! Di, como podes tu colocar na mesma frase as palavras monstro, House e Karev??

(muito bem Té... Assim já não me sinto tão mal por ter ocupado duas folhas de comentários no teu blog :p)

Diana disse...

Tu gostares do House Ana? Não ninguém reparou!:p
Quanto à indignação por juntar o Monstro, o House e o Karev, tenho a dizer que não vos compreendo. Eles são iguais, mas o Monstro é um pouco mais peludo.
Té obrigada pela dica.É óbvio que já está na minha agenda ver tal filme. Espero que toda a mulherada vá ver, é que já não há paciência para tanta mulher cega. Este filme é que se devia chamar "Ensaio sobre a Cegueira"!lolol

Ana Novo disse...

Dianinha quando nos virmos (coisa a acontecer antes da passagem de ano 2009/2010 penso eu) vou-te fazer aquele olhar indignado de esguelha só por causa desse comentário… humpf House e Monstro!!!! Onde o mundo vai parar com estes pontos de vista…
Ora vamos lá: o Monstro só o é porque foi enfeitiçado…antes disso até era jeitoso (eu confesso que já lá vão uns anos desde que vi o filme pela última vez… por isso se tiver errada perdoem-me!) e o seu aspecto exterior levou ao afastamento das pessoa, que o tornou depressivo, amargo, irascível e outras coisas mais. Se aquando a sua transformação para Monstro as pessoas tivesse continuado a acompanhar aquele ser peludinho as coisas tinham corrido bem melhor e ele seriam o Peludinho em vez de Monstro :D
Andei aqui nos arquivos cerebrais e lembrei-me de outro facto: ele transformou-se em Monstro porque tinha um feitio danado n foi? Vejamos se isso fosse no mundo real ele jamais seria excluído. Bom aspecto + dinheiro = companhia constante de loiras oxigenadas de mamocas grandes (ou em buscas destas), saltos transparentes e mini saias (get the point?) Ora com as “conversas interessantes” deste tipo de senhora ele continuaria a ser grosseiro, desrespeitador e mal educado, mas não seria excluído da sociedade, seria até admirado por alguns!
E o House… ele é um génio da medicina e como tal pode ser convencido e arrogante porque francamente tem razoes para tal e isso é que lhe dá piada. E depois ele só é assim porque tem um buraco na perna, dores, levou a mulher a abandoná-lo (e depois juntou-se com um sr de cadeira de rodas…tcham tcham tcham TWIST) e isso tornava-o num sr frágil! Ora ninguém quer um médico que chore quando temos dores né… Por isso ele fez exactamente o contrário!!!


…bolas deveria estar a tirar um mestrado em séries!
Yupiiiii também consigo fazer comentários grandes :D qualquer dia crio o blog só para os comentários do vosso blog lol

Joana disse...

Condordo total e completamente com a Ana.

Di, tens de me apresentar esta tua amiga...

("Olá eu sou a Joana e estudo Direito." / "Olá Joana..." LOL)

Ana Novo disse...

Olá eu sou a Ana e sou mestranda de Comunicação e Imagem.
O meu filme favorito da Disney é a Pequena Sereia do qual sabia todas as falas e imitava quando tomava banho... hoje em dia n acho a associação mulher/peixe uma coisa bem pensada porque dá azo a uma série de piadas porcas!
Enfim eu sou a Ana...
(Olá Anaaaaaaaaa)

Joana disse...

Lol!!! Eu gosto de todas as princesas. Sou fã das princesas da Disney. Todas. sem excepção... E tb sou fã do House! Lol...

è um prazer Ana :)

Diana disse...

LOL
Pronto meninas há que combinar um date pa se conhecerem.Talvez seja este o primeiro passo para a criação de um grupo de apoio para as "Pessoas que Aturam a Diana".:p
Ana achas mesmo que uma pessoa com mau feitio não é afastada do mundo? Vá lá tu conheces-me! Para muita gente já tinha sido mandada para a ilha do "LOST".(Não não há perspectivas de transformação em princesa!)